A ENS
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A Escola
A formação dos/as profissionais que atuam em socioeducação é central para a efetivação dos princípios norteadores da execução das medidas socioeducativas. Para isso, a proposta da Escola Nacional de Socioeducação foi construída coletivamente com atores e atrizes centrais da gestão socioeducativa. A partir das demandas dos Estados para formação continuada dos profissionais de todas as áreas que atuam na socioeducação, construímos o documento norteador “Parâmetros de Gestão, Metodológicos e Curriculares da ENS”, que teve aprovação do Conselho Nacional de Direitos da Criança e do Adolescente - CONANDA em Abril de 2014. A proposta insere-se como forma de equalização das ações nacionais, do ponto de vista dos valores que emanam da Resolução nº 119 do CONANDA, da Lei Federal nº 12.594/2012 e das diretrizes dos marcos normativos do SINASE. O termo de cooperação com a Universidade de Brasília (UnB), por meio do Centro de Estudos Avançados de Governo e Administração (CEAG), é fundamental para o Portal de Gestão (para o ambiente virtual de aprendizagem) e para o desenvolvimento dos cinco cursos, dentre eles especialização e extensões, com metodologias de ensino de educação à distância e semipresenciais. Além disso, a organização dos Núcleos Gestores Estaduais contribuem para a aproximação das formações de forma articulada nacionalmente, das quais podemos destacar as possibilidades de visibilidade da construção de conhecimento sobre socioeducação.
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