Página inicial > Portal de Gestão Acadêmica

Portal de Gestão Acadêmica

Publicado: Segunda, 24 de Novembro de 2014, 17h33 | Última atualização em Quarta, 03 de Dezembro de 2014, 23h57 | Acessos: 19863

O Portal de Gestão Acadêmica tem como objetivo prover uma plataforma tecnológica que permita o planejamento e a gestão dos processos de formação acadêmica continuada. A Escola promove e apoia de forma contínua, ações de formação de recursos humanos com diversos públicos e focos de interesse previstos no Programa Nacional de Direitos Humanos – PNDH. O público-alvo envolve agentes comunitários de justiça e mediação de conflitos, encarregados da promoção e proteção dos direitos, agentes de segurança pública, operadores do direito, gestores do SINASE, lideranças comunitárias, profissionais de direito, policiais, agentes comunitários de justiça e de direitos humanos entre outros.

As diversas ações de formação são realizadas por meio de parcerias com diversas instituições, tanto governamentais como de terceiro setor. Os processos de formação são presenciais, a distância e híbridos. Portanto, fez-se necessário o desenvolvimento de um sistema de gestão dos processos de formação, que permita gerir, avaliar e uniformizar os processos envolvidos desde a seleção, passando pela avaliação até a certificação dos cursistas.

Essa plataforma foi desenvolvida em software livre, e é uma aplicação web, escrita na linguagem PHP e com banco de dados Postgres. No processo de desenvolvimento foi utilizado um dos padrões de projeto de software mais utilizadas no mundo o MVC (Model/View/Controller), que separa a informação (e as suas regras de negócio) da interface com a qual o usuário interage. Com a abordagem MVC temos mais facilidade para se dar manutenção devido a grande organização do código, talvez seja a abordagem que mais se aproveita os conceitos de orientação a objetos, separando toda a lógica de negócio das camadas de visualização e de controle. Segue abaixo uma representação gráfica da nossa arquitetura.

Para dar suporte a toda essa plataforma tecnológica de forma satisfatória. Tivemos que utilizar uma arquitetura que prover um modelo robusto, escalável e de fácil manutenção utilizando-se de componentes de mercado que possuem uma larga utilização pela comunidade PHP e de software livre. As ferramentas e tecnologias utilizadas para esse desenvolvimento foram:

• IDE (Integrated Development Environment) de Desenvolvimento: Netbeans ou Eclipse, licença GPL/GPL2
  • Front-End de Banco de Dados: pgAdmin, licença GPL3
  • Framework: Yii (Model/View/Controller) versão 1.1.15, licença BSD
  • Persistência: Doctrine Framework 1.2.3, licença GP2
  • Sistema Gerenciador de Banco de Dados: Postgres 8.3, licença BSD
  • Linguaguem: PHP 5.3.3, licença GPL
  • Biblioteca PHP: Smarty 2.6.26, licença GPL

Na imagem abaixo está representado a visão da divisão em camadas que representa as estruturas previstas na arquitetura adotada apoiado pelas tecnologias escolhidas.