Inscrições para Mestrado Profissional em Educação

• Publicado: Sexta, 28 de Maio de 2021, 13h03
  • Última atualização em Sexta, 28 de Maio de 2021, 13h06

CLIQUE PARA ACESSAR O EDITAL

Está aberto o processo de seleção no Programa de Pós-Graduação em Educação para mestrado profissional na Universidade de Brasília (UnB). As inscrições começam nesta quinta-feira (27) e vão até o dia 6 de junho. A formação faz parte de investimentos do Ministério da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos (MMFDH), por meio da Escola Nacional dos Direitos da Criança e do Adolescente (ENDICA).

Ao todo, estão sendo ofertadas 57 vagas, sendo que 30 são destinadas a profissionais que atuam no Sistema de Garantia de Direitos da Criança e do Adolescente (SGDCA). Os projetos de pesquisa devem seguir os temas previstos no anexo específico para as vagas do SGDCA.

A iniciativa da Secretaria Nacional dos Direitos da Criança e do Adolescente (SNDCA) é uma parceria com a Escola Nacional de Socioeducação (ENS), o Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD) e a UnB.

O secretário Maurício Cunha explica que o investimento nos profissionais que atuam no SGDCA não fortalece apenas o Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA), mas também qualifica servidores para atuar de forma mais eficiente e eficaz para atender às vítimas que estão na ponta.

“De forma transversal e intersetorial, os profissionais que atuam no Sistema de Garantia de Direitos são responsáveis por transformar o que está previsto na lei em ações práticas. Por isso, investir na qualificação desses profissionais é investir de forma indireta no futuro das crianças do país”, esclarece.

Processo seletivo

Para concorrer a umas das vagas exclusivas aos integrantes do SGDCA, os candidatos precisam estar trabalhando na efetivação dos direitos da criança e do adolescente em três eixos estratégicos. São eles: defesa, promoção e controle. Para comprovar a atuação, os interessados devem apresentar à Comissão de Seleção um documento emitido por órgão ou instituição que declare estar regularmente constituído e que compõem o SGDCA.

O processo de seleção conta com quatro fases classificatórias. A primeira delas prevê a avaliação do pré-projeto de pesquisa. Se o candidato for classificado, haverá avaliação do Currículo Lattes. Passando por esta etapa, há uma entrevista eliminatória. Por último, os candidatos ainda serão avaliados em prova de língua estrangeira.

Para concorrer a uma das vagas, o candidato deve ter diploma de graduação em cursos reconhecidos pelo Ministério da Educação (MEC). Aqueles que ainda estão em fase de conclusão da graduação podem concorrer, desde que concluam a formação até o primeiro dia do período letivo de ingresso no mestrado.

Para dúvidas e mais informações:
gab.sndca@mdh.gov.br

www.gov.br/mdh

Atendimento exclusivo à imprensa:
Assessoria de Comunicação Social do MMFDH