Lançamento do Livro: INTEGRANDO OLHARES E PRÁTICAS NO ATENDIMENTO SOCIOEDUCATIVO

Como resultado do Curso de Especialização em Políticas Públicas e Socioeducação

• Publicado: Quarta, 08 de Julho de 2020, 14h45
  • Última atualização em Quinta, 24 de Junho de 2021, 11h49

Capa Livro Integrando Socioeducativo

Como resultado do Curso de Especialização em Políticas Públicas e Socioeducação, uma realização da Escola Nacional de Socioeducação promovida pelo Conselho Nacional dos Direitos da Criança e do Adolescente (CONANDA), do Centro de Estudos Avançados de Governo e Administração Pública (CEAG/UnB), Secretaria Nacional dos Direitos da Criança e do Adolescente (SNDCA) e da Universidade de Brasília (UnB), por iniciativa dos alunos e do orientador foi editado o livro: Integrado Olhares e Práticas no Atendimento Socioeducativo.

Como estratégia de formação continuada, o Curso foi voltado a profissionais atuantes na Socioeducação de todas as regiões do país, objetivando a qualificação do Atendimento prestado a adolescentes em conflito com a Lei, nas suas diversas expressões. Propôs-se, nesse sentido, a ser um espaço de reflexão teórico prática, tendo por produto final trabalhos elaborados sob o olhar da cientificidade, mas com a clara missão de tornar possível o compartilhamento do conhecimento produzido, com todos.

Agora o que se apresenta é fruto de uma construção coletiva, que contou com orientação formal e apresentação de trabalhos a uma Banca Examinadora. O processo cumpre um propósito, previsto no documento norteador do Sistema Nacional de Atendimento Socioeducativo (SINASE), deliberado pelo CONANDA em 2006: o curso e o processo de formação da ENS foi um espaço privilegiado para significar e ressignificar as práticas cotidianas. Um espaço de escuta e construção de diálogo coletivo, que possibilitou a produção e o pensar teórico sobre a instituição, suas limitações, contradições e necessidades de avanços.

O livro Integrando Olhares e Práticas no Atendimento Socioeducativo apresenta as pesquisas realizadas pelos então alunos da Turma 55, de Pernambuco, que conseguiu aproximar teoria e prática com artigos que contribuem para a Política Pública de Atendimento Socioeducativo no Brasil, em especial do Estado de Pernambuco, pelo resgate histórico do panorama socioeducativo nesse ente federado.

Assim compartilha-se o registro dos artigos científicos da Organizadora, Esp. Ana Roberta Gomes Oliveira, e dos autores: Esp. Andrea Raquel Gomes de Souza Pedrosa, Esp. Tamiles Santana Cordeiro do Monte e Esp. Antonio João Batista Barbosa, além de um artigo e Apresentação do Orientador e Organizador do Livro, Prof. Dr. Roberto Bassan Peixoto. O livro cumpre todas as exigências editoriais com Comitê Científico constituído por docentes de notório saber na área de Direitos Humanos.

A iniciativa dos órgãos promotores da Especialização em Socioeducação e Direitos Humanos, em especial a Escola Nacional de Socioeducação, veio atender a um anseio antigo dos estados da Federação, por qualificação permanente e continuada, vez que o marco normativo atinente à área sempre deixou margem para uma práxis que carecia de alinhamentos pedagógicos, políticos e conceituais.

É nesse sentido que o livro passa a possuir um valor que excede o campo da produção científica, para se situar como registro de um momento histórico: a parceria entre distintos órgãos da atuação pública em prol do desenvolvimento de uma Socioeducação preocupada com a garantia dos direitos humanos dos/das adolescentes em cumprimento de medidas socioeducativas.