Projeto Pará SEDUC/FASEPA - Minha Vida é Jogo Limpo

• Publicado: Sexta, 06 de Outubro de 2017, 16h24
  • Última atualização em Sexta, 06 de Outubro de 2017, 16h24

92404 318515

Com capacidade para atender cerca de 60 adolescentes, o Centro de Internação de Adolescentes Masculinos – CIAM - funciona no Conjunto Sideral, na cidade de Belém, Pará.

A atuação docente na sócioeducação (internação provisória) em nosso Estado se dá por meio de mini-projetos e atividades diferenciadas, cujo planejamento ocorre todas as sextas-feiras. Em uma destas reuniões de planejamento pedagógico nasceu a ideia do projeto intitulado MINHA VIDA É JOGO LIMPO, baseado nos princípios do Fair Play (princípio este muito difundido no mundo esportivo e fomentado pelas principais ligas esportivas mundiais).

No dia 13 de Setembro de 2017, realizamos o futebol na quadra da Unidade. Participaram a equipe técnico-pedagógica da SEDUC e da FASEPA, monitores, professores e 25 sócioeducandos vestidos com as camisas do Projeto. Naquele momento, o jogo foi realizado com regras, mas sem a figura do juiz. No lugar deste houve um mediador. A proposta desafiadora visa estimular os alunos a serem juízes de si mesmos, atuando de maneira honesta, com respeito em relação a si mesmo e aos jogadores do time adversário. Fundamentando-se nisso, a orientação extrapola as linhas da quadra: ela vai para dentro dos QCs (quartos-celas), bem como para o trato com os funcionários da Unidade.

O Projeto implementado no CIAM não se restringe ao âmbito esportivo. Para que esta culminância ao ar livre fosse realizada, houve todo um percurso nas salas de aula, que envolveu oficinas de relaxamento, confecção de origamis, alongamento psicofísico, dinâmicas de grupo, rodas de conversa e exibição de vídeos.

Ressalta-se também que este projeto é um desdobramento de atividades realizadas anteriormente, cujo tema era Cultura de Paz.

O encerramento desta manhã de aprendizados deu-se com um lanche servido aos adolescentes, com a certeza de de que todos saímos vitoriosos e de que é possível desenvolver e viver sob uma cultura de paz, quebrando paradigmas de violências.

Nossa meta é atender a totalidade de alunos internados (por período), para que os elementos norteadores do jogo limpo sejam incorporados à rotina da Unidade de forma a “contaminar” os recém-chegados.

Identificação

CIAM – Centro de Internação de Adolescentes Masculinos

Projeto MINHA VIDA É JOGO LIMPO

Autores:

·         Profa Vitória Felippe – Professora efetiva da Rede Pública Estadual, Licenciada Plena em Pedagogia,com Pós Graduação em Educação Infantil e Gestão Escolar, atua na sócioeducação há 07 anos.

·         Prof Expedito Ferreira – Professor efetivo da Rede Pública Estadual, Licenciado Pleno e Bacharel em Educação Física, com Pós Graduação em Educação Física Escolar, atua na sócioeducação há 07 anos.