Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
Página inicial > Módulos dos Cursos > Núcleo Básico > Eixo IV - Orientações Pedagógicas do SINASE
Início do conteúdo da página

Eixo IV - Orientações Pedagógicas do SINASE

Publicado: Quarta, 02 de Março de 2016, 16h18 | Última atualização em Quarta, 02 de Março de 2016, 17h30 | Acessos: 6587

Prezado cursista,

Este eixo aborda o Plano Individual de Atendimento (PIA), importante instrumento de trabalho para as equipes dos diferentes programas de execução de medidas socioeducativas.

Os conteúdos deste Eixo referem-se à conceituação do PIA, a sua importância no acompanhamento do adolescente, aos diferentes aspectos abrangidos por ele, ao fluxo de sua construção, desenvolvimento e avaliação.

Destaca-se a participação do adolescente durante todo o processo de construção e execução e avaliação do plano individual de atendimento e a participação da família e outras instituições que compõem a rede de pertencimento do adolescente, de forma a possibilitar a continuidade do plano para além do encerramento da medida socioeducativa.
Objetivos de aprendizagem

Ao final desse Eixo espera-se que você seja capaz de:

  • Compreender o PIA, para além do aspecto normativo, como um instrumento de trabalho a serviço das necessidades e interesses do adolescente, considerando sua singularidade articulada no contexto de sua história pessoal;
  • Compreender a relevância do estudo do caso do adolescente pela equipe institucional e junto à rede de atenção ao adolescente;
  • Conhecer estratégias metodológicas desenvolvidas por diferentes programas de atendimento socioeducativo para construção do PIA e de seus fluxos, como um recurso para organizar e acompanhar o percurso do adolescente no cumprimento de sua medida.

Bom trabalho !!

Atualizado a partir do conteúdo produzido para o MÓDULO VII , elaborado por Andréa Márcia Santiago Lohmeyer Fuchs, Maria de Lourdes Trassi Teixeira, Márcia de Souza Mezêncio

 

 

Biblioteca

Fim do conteúdo da página