Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
Início do conteúdo da página
Notícias

I Encontro da Escola Nacional de Socioeducação

 

  • Publicado: Terça, 10 de Fevereiro de 2015, 14h41
  • Última atualização em Segunda, 28 de Setembro de 2015, 09h47
  • Acessos: 5191

 

Foi realizado nos dias 18 e 19 de Dezembro de 2014 o I Encontro da Escola Nacional de Socioeducação - ENS e a I Reunião do Conselho Gestor da ENS.

Participaram mais de 55 gestores/as ligados à socioeducação em 24 unidades federativas, bem como representantes das principais políticas setoriais atuantes na socioeducação. Em especial, o Ministério da Saúde (MS), Ministério da Educação (MEC) e Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS).

DSC 9565 - Sem acento

Na abertura das atividades, a mesa foi composta pela Secretária Angélica Goulart, da Secretaria Nacional de Promoção dos Direitos da Criança e do Adolescente da SDH/PR; Maria Izabel da Silva, Vice- Presidenta do CONANDA – Conselho Nacional de Direitos da Criança e do Adolescente; Cláudio Augusto Vieira da Silva, Coordenador Geral do Sistema Nacional de Atendimento Socioeducativo da SDH/PR; Alexandre Azevedo, Presidente do FONACRIAD – Fórum Nacional de Dirigentes Governamentais de Entidades Executoras da Política de Promoção e Defesa dos Direitos da Criança e do Adolescente. Em seguida, foi proferida palestra “Histórico e Desafios da Socioeducação como Política Pública” da Professora Maria Stela Graciani. No período da tarde, foram apresentados os Parâmetros de Gestão, Metodológicos e Curriculares da ENS, bem como Portal de Gestão da ENS. Sendo este último apresentado pelos integrantes do CEAG/ UnB, representado pelo Professor Marcus Vinicius Goulart.  

Iniciamos o segundo dia pela apresentação de Fernando Silva, integrante da equipe técnica do SINASE SDH/PR sobre o panorama dos Planos Estaduais e da assessoria técnica da SDH, por meio eletrônico e nas 49 oficinas presenciais realizadas em todo o território nacional. A seguir, Ítalo Dutra, representado a Secretaria de Educação Básica do MEC apresentou proposta sobre a escolarização de adolescentes. Finalizamos a manhã com um encontro do FONACRIAD e, para os representantes dos núcleos estaduais, uma oficina sobre elaboração de projetos. À tarde, realizou-se o encontro do comitê gestor nacional, com as seguintes pautas: apresentação dos núcleos estaduais, questionamentos sobre formalização dos núcleos e apresentação dos cursos oferecidos em 2015. 

Todas as atividades privilegiaram os debates em grande grupo, bem como as expectativas para o primeiro ano das atividades da ENS. A avaliação dos/as participantes do I Encontro da ENS foram em sua totalidade positivas, indicando que sua elaboração tende a preencher a lacuna nas formações em nível nacional. O formato participativo e democrático do encontro é resultado da série de articulações que são necessárias para o processo das formações em socioeducação que irão ocorrer por meio da ENS. 

 

registrado em:
Fim do conteúdo da página