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Especialização em Políticas Públicas e Socioeducação

Publicado: Terça, 16 de Dezembro de 2014, 17h10 | Última atualização em Terça, 16 de Dezembro de 2014, 17h10 | Acessos: 49225

Objetivo Geral:

  • Formar em nível de especialização profissionais da área de socioeducação, contribuindo para o desenvolvimento dos recursos humanos e do atendimento dos/as adolescentes, com base nos marcos legais da política socioeducativa.

Objetivos Específicos:

  • Debater concepções interdisciplinares e implicações no trabalho pedagógico, a fim de desenvolver propostas efetivas de qualificação do atendimento.
  • Propiciar aos profissionais da socioeducação ampliar e aprofundar a análise crítica de temas contemporâneos.

Carga horária: 360 h + Relatório final de caráter teórico-prático (intervenção)
Duração: 14 meses

Público-alvo: Profissionais de nível superior das áreas de direito, administração, serviço social, psicologia e pedagogia; outras áreas das ciências sociais e da saúde.

Programa:

EIXOS TEMÁTICOS:
Eixo 1 - Gestão de políticas públicas em socioeducação (90h):
1. Políticas públicas e direitos da criança e do adolescente (45h)

  • Estado, sociedade civil e formação para a cidadania;
  • Políticas públicas e sistema de garantia de direitos da criança e do adolescente:
  • Princípios organizacionais do sistema socioeducativo (incompletude, intersetorialidade, etc).

2. Gestão do sistema socioeducativo (45h)

  • Gestão do sistema e das unidades e programas socioeducativos: aspectos pedagógicos; arquitetônicos; de segurança na atuação socioeducativa;
  • Formação e qualificação profissional dos atores do sistema;

Eixo 2 - Justiça e direitos humanos (90h) :
3. Fundamentos éticos do trabalho socioeducativo: (45h)

  • Ética e direitos humanos
  • Crianças e adolescentes como objetos de violência e exclusão social.
  • Sociologia da juventude, violência urbana e infração juvenil.
  • Princípios jurídicos nacionais e tratados internacionais sobre direitos de crianças e adolescentes;

4. Fundamentos legais e teóricos da justiça juvenil (45h)

  • Bases legais da atuação no sistema: do inquérito, do atendimento inicial e da execução da MSE – acompanhamento, progressão e regressão)
  • Perspectivas criminológicas críticas e justiça juvenil;

Eixo 3 - O processo e o atendimento socioeducativo (135h):
5. Redes de proteção ao adolescente em conflito com a lei (60h)

  • Desenvolvimento e transformações do sistema familiar na contemporaneidade; corresponsabilidade de escola, família e comunidade; fortalecimento das redes de proteção e intervenções de prevenção e promoção na família, escola e comunidade;
  • Especificidades das políticas setoriais: Educação (Educação Profissional), Saúde, Assistência Social (Convivência Familiar e Comunitária), Esporte, Cultura e demais políticas;

6. Pedagogia socioeducativa: (75h)

  • Princípios pedagógicos norteadores das MSE e do atendimento socioeducativo ao adolescente autor de infração; pedagogia socioeducativa e cotidiano institucional;
  • PIA e outros dispositivos de acompanhamento e avaliação do adolescente no cumprimento dos objetivos da MSE;
  • Acompanhamento e atendimento ao egresso
  • O sujeito da socioeducação: caracterização psicossocial da adolescência contemporânea e contextos de aprendizagem e desenvolvimento (grupos, escola, contextos urbanos);

Eixo 4: Metodologias de pesquisa e intervenção (45h):
7. Introdução à metodologia científica

  • Métodos de pesquisa-intervenção; Intervenções institucionais em unidades e programas socioeducativos: princípios (intervenções sistêmicas; enfoque de redes sociais, pedagogia institucional; estratégias de intervenção – mapeamento institucional; metodologias grupais) e metodologias.
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