Página inicial > Cursos > Núcleo Básico > Núcleo Básico da Escola Nacional de Socioeducação

Núcleo Básico da Escola Nacional de Socioeducação

Publicado: Terça, 16 de Dezembro de 2014, 16h19 | Última atualização em Terça, 07 de Julho de 2015, 13h40 | Acessos: 66706

Objetivo Geral:

• Proporcionar formação continuada para os (as) diferentes profissionais que atuam direta ou indiretamente no Sistema Nacional de Atendimento Socioeducativo.

Objetivos Específicos:

• Criar um espaço para reflexão crítica, sistematização e registro de práticas institucionais e aprimoramento de instrumentos de trabalho, tendo como foco o/a adolescente em cumprimento de medida socioeducativa.

• Oferecer educação permanente e continuada por meio de unidade conceitual e metodológica para todas as unidades federativas.

Carga- Horária: 165 Horas

Público-Alvo: profissionais, equipes técnicas, gestores e demais integrantes da rede de atendimento que atuam nas medidas socioeducativas de meio aberto, restritivas ou privativas de liberdade, com nível médio.

Apresentação: A Escola Nacional de Socioeducação surge da necessidade de criar um espaço onde os (as) profissionais e equipes técnicas, gestores e demais atores da rede de atendimento que atuam nas medidas socioeducativas de meio aberto, restritivas ou privativas de liberdade, possam fundamentar a sua prática, trocar experiências e aprimorar instrumentos de trabalho, tendo como foco o/a adolescente em cumprimento de medida socioeducativa. O curso do Núcleo Básico visa contribuir para a qualificação profissional das/os profissionais do sistema socioeducativo, que é uma das condições primordiais para a implementação e efetivação de uma nova realidade na vida do (da) adolescente a quem se atribui autoria de ato infracional. A educação permanente e continuada destes profissionais deve envolver a incorporação de conhecimentos, habilidades e atitudes alinhados conceitual, estratégica e operacionalmente aos princípios do ECA e do SINASE.

Programa:

Eixo I - Adolescência e juventude: questões contemporâneas (15h)

1. Adolescência, teorias do desenvolvimento e diversidade de arranjos familiares
  2. Adolescência, vulnerabilidade social, violência e criminalização da juventude
  3. Garantia de direitos e políticas públicas para adolescência e juventude enfocando questões de gênero, orientação sexual, etnia, diversidade religiosa, espiritualidade, bem como, as deficiências

Eixo II - Políticas Públicas e marco legal da Socioeducação no Brasil (15h)

1. Legislações protetivas e SINASE
  2. Intersetorialidade e execução da medida socioeducativa
  3. Socioeducação na perspectiva dos direitos humanos

Eixo III - Metodologia do atendimento socioeducativo (30h)

1. A função pedagógica da socioeducação
  2. Adolescência e ato infracional na perspectiva do sujeito em desenvolvimento