Curso De Aperfeiçoamento Em Docência Na Socioeducação - Edição 2014

• Publicado: Segunda, 15 de Dezembro de 2014, 16h47
  • Última atualização em Segunda, 15 de Dezembro de 2014, 17h16

Encerra neste mês de dezembro a primeira edição do curso de Aperfeiçoamento em Docência na Socioeducação, uma iniciativa pioneira do Ministério da Educação, realizado por meio da Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização, Diversidade e Inclusão (Secadi) em parceria com a Universidade de Brasília (UnB). A iniciativa tem o apoio da Secretaria de Direitos Humanos (SDH) da Presidência da República e do Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome.

2º Encontro Presencial do Distrito Federal

O curso Docência na Socioeducação, que teve sua aula inaugural em julho deste na, é direcionado a professores da rede pública de educação básica que trabalham com adolescentes em cumprimento de medidas socioeducativas. Com carga horária de 216 horas, o curso foi realizado na modalidade semipresencial com apoio das Secretarias Estaduais de Educação participantes dessa primeira edição: Bahia, Maranhão, Minas Gerais, Pará, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul, São Paulo e o Distrito Federal.

O objetivo da formação é oportunizar transformações na construção da identidade e na atuação profissional de docentes da educação básica, por meio da atualização e do aprofundamento teórico, conceitual e metodológico na área da educação, articulado às especificidades da política socioeducativa e aos parâmetros do SINASE. Para alcançar esse objetivo, as atividades do curso contemplaram programação de leituras, atividades de estudo, experiências de intervenção no contexto escolar, participação em fóruns de discussão, memoriais autobiográficos, além de palestras e oficinas de desenvolvimento de competências realizadas durante os encontros presenciais conduzidos pela equipe de professoras-formadoras e de tutores da UnB nos estados participantes.

2º Encontro Presencial do Maranhão

Na primeira etapa do curso os professores realizaram as discussões e atividades em turmas do próprio estado em que trabalham; já na segunda etapa as turmas foram mescladas entre os estados e os participantes tiveram a oportunidade de partilhar suas experiências e conhecer outras realidades educativas na socioeducação. “Estou muito satisfeita com o nível das discussões e a troca de experiências com colegas de outros estados da federação. Acho que essa iniciativa de mesclar as turmas foi realmente fantástica. E com essa troca, consegui visualizar o quanto a escola é frágil em todo o Brasil e ao mesmo tempo, tão responsabilizada na construção de cidadãos, no processo de ressocializar, de ressignificar jovens que praticaram atos infracionais”, conta uma professora do DF sobre essa experiência de diálogo interestadual.

Oficina de desenvolvimento de competências durante o 1º Encontro Presencial do Rio Grande do Sul

Caminhando para o encerramento da primeira edição do curso, os professores têm refletido e avaliado sobre as descobertas, aprendizagens e conquistas que têm o potencial de contribuir para o Universidade de Brasília Faculdade UnB Planaltina aprimoramento de sua prática profissional. “O curso nos possibilitou novos olhares, novos encontros e atitudes com a socioeducação”, relata uma professora do Pará. “O diálogo com vários profissionais da educação nos deu oportunidade de ampliar nossos conhecimentos, adquirir novas práticas com experiências exitosas ao longo do curso, isto é maravilhoso, por que nos faz ressignificar nosso cotidiano com novas atitudes”.

Oficina de desenvolvimento de competências durante o 1º Encontro Presencial do Pará

O evento oficial de encerramento do curso ocorrerá em janeiro de 2015, com apresentação dos resultados alcançados e exibição das práticas pedagógicas exitosas, além da presença dos principais parceiros que possibilitaram a bem sucedida realização dessa iniciativa pioneira.

Mais informações disponíveis em https://docenciasocioeducacaounb.wordpress.com/